Técnicas do Rinnegan

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Técnicas do Rinnegan

Mensagem por Mod em Sex Abr 03, 2015 3:30 pm


Rinnegan
(Olho do Samsara)
Usuário: Eremita do Seis Caminhos e Nagato
Rank: S
Primeira Aparição: Shippuden Episódio 135
Descrição: O Rinnegan é o mais venerado dos Doujutsus. Ele é caracterizado por um número de círculos ao redor da pupila do usuário. Ele era usado pelo Eremita dos Seis Caminhos, dito o precursor de todos os Ninjas do Mundo e o criador dos primeiros Ninjutsus. O portador do Rinnegan ativa o Doujutsu de maneira similar ao Sharingan, quando é submetido à situações extremas. Esse Doujutsu dá ao usuário a habilidade de controlar todas as 5 Naturezas de Chakra, e usar a técnica dos Seis Caminhos, um Jutsu em que o portador do Rinnegan pode criar 6 corpos que possuem habilidades representando cada um dos Seis Ciclos de vida do Budismo. Caso o usuário deseje, ele mesmo pode adquirir a habilidade dos 6 corpos de uma só vez. O Rinnegan também fornece ao usuário a capacidade de ver Chakra emanando de certos pontos. Recentemente, foi revelado que o Rinnegan é a evolução final do Sharingan, porém, aquele que tem o Sharingan deve ter tanto o DNA Senju quando o DNA Uchiha. Madara implantou células de Hashirama Senju em si próprio, e foi capaz de evoluir seu Fuumetsu Mangekyou Sharingan para Rinnegan em seus momentos finais de vida. Para preservar o Doujutsu, ele pediu para que Tobi transplantasse o Rinnegan em Nagato como parte de seu plano.


Gedou (Reino Exterior) - Usuário original


Tengai Shinsei
(Obstáculo Celestial da Estrela Trêmula)
Quem Usa:
 Gedou
Rank: SS
Primeira Aparição: Mangá 560.
Selos: Carneiro, Cobra, Pássaro 
Nota: Madara realiza esse jutsu fazendo os selos em conjunto com seu Susano'o, que possui 4 braços. Assim, os 3 selos necessários são feitos ao mesmo tempo, onde Madara faz o selo da Cobra, os braços direitos do Susano'o fazem o selo do Carneiro e os braços esquerdos fazem o selo do Pássaro.
Descrição: Madara Uchiha faz três selos de mão simultaneamente com o seu Susanoo, a fim de extrair meteoritos maciços a partir da atmosfera superior para baixo para um local específico do chão. Como eles descem em sucessão ao longo da mesma trajetória, se um desses meteoritos é interrompido, outros colidem com o primeiro como um martelo enorme, quebrando boa parte e garantindo que ele caía em seu destino. O impacto desta técnica era de tal enormidade que devastou uma parte significativa da Quarta Divisão de Gaara com os tremores resultantes podendo serem sentidos tão longe como no QG das Forças Aliadas Shinobi e para destruir completamente o Susanoo de Madara, que era capaz de assumir vários ataques poderosos sem obter sequer uma rachadura nele, e destruir seu corpo.


Kuchiyose • Gedou Mazou
(Invocação • Estátua Demoníaca do Caminho Exterior)
Quem Usa: Gedou
Rank: S
Distância: Longa
Primeira Aparição: Episódio 10 (Shippuuden)
Descrição: O usuário pode invocar o Estátua Demoníaca do Caminho Exterior. O Gedou Mazou foi o receptáculo vazio do Juubi. Devido a ter o DNA de ambos os Senju e Uchiha e despertar o Rinnegan, Madara Uchiha foi capaz de quebrar o selo colocado pelo Rikudou Sennin, que havia selado-o dentro da lua, e invocar o corpo para a terra. O Gedou Mazou foi usado mais tarde por Obito Uchiha e Nagato como o recipiente para os Bijuu, que foram capturados e selados novamente dentro dele pelos membros da Akatsuki. Somente aqueles que possuem ambos os DNA dos Uchiha e dos Senju, ou são portadores do Rinnegan, são capazes de invocar e controlar Gedou Mazou. Como é evidente seu enorme tamanho, a estátua possui grande força suficiente para lutar. Também foi mostrado que a estátua é extremamente resistente para levar um dos Choudan Bakugeki do Chōji sem mesmo ter sido empurrado para trás, e parar o Doton - Sando no Jutsu de Kitsuchi. No anime, ele também é exibido com um nível elevado de agilidade, apesar de seu tamanho enorme, ele poderia saltar distâncias enormes. Ele também é capaz de criar ondas de choque devastadoras, capazes de aniquilar a um campo de batalha inteiro, e das saliências em suas costas, lançar jatos de energia explosivos.


Rinbo - Hengoku

(Roda de Sepultura - Margem da Prisão)
Quem Usa:
 Gedou
Primeira Aparição: Capítulo 659
Rank: S
Distância: Longa
Descrição: Usando o poder do Rinnegan, o usuário projeta uma sombra de si indetectável para o mundo invisível conhecida como Rinbo. A sombra dentro do Rinbo é geralmente impossível de detectar ou perceber visualmente, sem o Rinnegan. Embora seja invulnerável a maioria dos ataques físicos, técnicas que fazem uso do chakra do Sábio dos Seis Caminhos podem causar danos à sombra, Sasuke com a outra metade, é capaz de ver o clone perfeitamente com seu Rinnegan. Com apenas um Rinnegan, Madara só pode produzir uma sombra. Com ambos os Rinnegan, os números aumentam para pelo menos cinco. A desvantagem desta técnica é que a sombra do usuário, após um determinado período de tempo, retorna automaticamente para o seu corpo e ela é deixada temporariamente inutilizável. Qualquer dano que a sombra houvesse sofrido é projetado sobre o usuário em cima de seu retorno a eles. A sombra de Madara era forte o suficiente para repelir todas as nove bestas com cauda em uma única instância.


Mazou no Kusari
(Correntes da Estátua Demoníaca)
Quem Usa: Gedou Mazou e Obito Uchiha
Rank: S
Distância: Longa
Nota: Essa técnica pode ser usada tanto pelo Gedou Mazou quanto pelo Usuário Original do Rinnegan (Gedou), porém em menor escala.
Primeira Aparição: Mangá 567
Descrição: Uma técnica derivada do Caminho Exterior, o que permite que o usuário manifeste correntes de chakra para prender o seu alvo. Estas correntes são fortes o suficiente para prender vários Bijū a um usuário, mesmo que remotamente. Através da utilização de receptores de chakra, o utilizador pode manifestar as correntes de outros seres, ligando-se a um alvo do utilizador. Estas correntes também são capazes de prender qualquer coisa que toca o receptor chakra, e de acordo com o Cinco-Caudas, causa uma grande quantidade de dor.


Kuchiyose • Pein no Rikudou
(Invocação • Seis Caminhos da Dor)
Quem Usa:
 Gedou e Chikushoudou
Rank: S
Primeira Aparição: Episódio 132 (Shippuuden)
Descrição: Pein Círculo das Bestas pode invocar até seis corpos, de aparência diferentes, mas com características semelhantes. Todos possuem diversos piercings negros e todos possuem o Rinnegan. Com esse tipo de invocação, Pein torna-se quase impossível de ser atacado, já que cada corpo pode enxergar a mesma cena de diferentes ângulos, e cada um dos corpos, podem enxergar tudo o que os outros veem. O único meio de vencer Pein é tornar cega a visão dos outros corpos e atacar um a um. Cada corpo pode utilizar somente um tipo de Jutsu, que são divididos em cada um pelo corpo principal (Gedou); são eles: de Invocação (Pein Círculo das Bestas), de Absorção de Chakra (Pein Círculo dos Fantasmas Famintos), Jutsus Médicos e o Jutsu de Reencarnação (Pein Círculo dos Demônios), Manipulação da Gravidade (Pein Círculo de Deus), Manipulação Mental (Pein Círculo dos Homens) e um dos corpos é uma espécie de máquina (Pein Círculo do Inferno).


Rikudou no Kuuin
(Absorção dos Seis Caminhos)
Quem Usa:
 Gedou
Rank: S 
Primeira Aparição: Episódio 132 (Shippuuden)
Descrição: Esta técnica permite que o usuário do Rinnegan transforme corpos sem vida em marionetes dos Caminhos da Dor. Canaliza-se as habilidades dos Seis Caminhos em seis corpos diferentes transmitindo chakra diretamente a cada corpo, transformando-os em uma extensão do usuário capazes de transmitir informações visuais a ele. O portador do Rinnegan pode manipular os corpos como se fossem seus próprios.


Kengen Jushinki no Chakura
(Manifestação de Receptores de Chakra)
Quem Usa: Gedou
Rank: S 
Distância: Variável
Primeira Aparição: Episódio 80 (Shippuuden)
Descrição: As lâminas disruptivas podem ser criadas a partir dos braços ou das palmas da mão do usuário, podem ser retiradas caso o mesmo precise usa-las individualmente, para usar como lanças por exemplo. As lâminas são resistentes, mas podem ser quebradas se atingidas com força. Quando um alvo é atingido pelas lâminas, o Rinnegan aparece em sua mente e causa distúrbios em seu Chakra como um Genjutsu, paralisando a vítima.


Gedou • Rinne Tensei no Jutsu
(Outro Caminho • Jutsu da Vida Celestial do Samsara)
Quem Usa: Gedou
Rank: S 
Primeira Aparição: Episódio 174 (Shippuuden)
Descrição: Ao canalizar o seu poder através do Rei do Inferno, o portador do Rinnegan pode rê-infundir energia de nova força de vida para os corpos daqueles que morreram. Com seus corpos rejuvenescidos agindo como uma âncora, as almas individuais são então capazes de deixar até mesmo o cruzamento entre a vida e após a morte, retornando aos seus recipientes físicos. A técnica tem como alvo todos os indivíduos mortos, mesmo aqueles que não foram necessariamente mortos pelo usuário. Esta técnica aparentemente exige uma enorme quantidade de chakra, como Konan temia o pior para Nagato, quando ele usou depois de ter anteriormente gasto muito chakra. Depois de usar a técnica, Nagato ficou severamente enfraquecido, seu cabelo se tornou branco devido ao esforço excessivo de seu chakra. Esta técnica também pode ser usado em pessoas trouxeram de volta à vida usando a Invocação - Reencarnação do Mundo Impuro, transformando os escombros e cinzas que formam o recipiente cadáver em um corpo real de carne e sangue vivo, mesmo que tenham morrido há muitos anos.


Tendou (Reino de Deus)


Chibaku Tensei
(Devastação Planetária Catastrófica)
Quem Usa: Tendou
Rank: SS 
Nota: É um Kinjutsu
Primeira Aparição: Episódio 167 (Shippuuden)
Descrição: Consiste em concentrar uma enorme quantidade de chakra nas palmas da mão criando uma esfera de chakra negro, impossível de ser destruída. Quando lançada ao céu ela se expande, conforme a vontade de Pain Círculo de Deus exercendo um poder de atração absurdo, atraindo tudo que estiver ao alcance desse jutsu, consequentemente devastando a área em que esta técnica for utilizada, formando uma pequena lua. O poder de destruição desse jutsu é tão grande que pode até arrancar um pedaço imenso de uma região. Esse jutsu pode arrastar outros jutsus a ao chakra negro absorvendo-o o jutsu do inimigo.


Oodama Shinra Tensei
(Grande Punição Divina)
Quem Usa: Tendou
Rank: SS
Distância: Longa
Nota: Essa técnica não é um Jutsu contínuo, ou seja, ela exige um intervalo de tempo durante suas execuções; porém esse intervalo de tempo é mínimo (5 segundos). Quanto mais forte o jutsu é usado, mais tempo demora para se usá-lo novamente.
Nota²: Quando aplicado com máxima potência é considerado um Kinjutsu.
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Descrição: Shinra Tensei utilizado em larga escala cria uma destruição maciça. A enorme quantidade de força repulsiva é colocada acima do alvo, esmagando tudo debaixo de uma enorme explosão. Usando Shinra Tensei nesta escala, grandes massas são expelidos de uma vez causando uma explosão gigante ao redor. Esta técnica é tão forte que foi a responsável pela destruição completa de Konoha, deixando o loca onde era a vila como uma cratera. A técnica é de tamanha magnitude que consome grande parte do chakra do usuário deixa-o incapaz de usá-la novamente durante vários minutos.


Shinra Tensei
(Retribuição Divina)
Quem Usa: Tendou
Rank: S
Distância: Média
Nota: Este Jutsu é em pequena escala. 
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Descrição: Shinra Tensei é a capacidade de manipular a gravidade para repelir matéria à distância. Dependendo da quantidade de força do Caminho Deva coloca neste Jutsu, pode facilmente quebrar a madeira, ossos ou pedra. Ao usar esta técnica como uma medida defensiva, todos os ataques direcionados para o usuário são dissipados, não importa o tamanho ou a massa. A única desvantagem desta técnica é que existe um curto período quando é inutilizável depois de ser utilizada, embora apenas por cerca de cinco segundos. Se uma grande quantidade de chakra for suficientemente enraizados no chão, as forças de repulsão pode ser resistido, embora isso só é exibido por Naruto e com a ajuda da Kyuubi.


Banshou Tein'in
(Atração Divina)
Quem Usa: Tendou
Rank: S 
Primeira Aparição:Episódio 133 (Shippuuden)
Distância: Média
Descrição: Banshō Ten'in é uma técnica que manipula força atrativa em que o usuário puxa o objeto em questão em sua direção. Ele tem o mesmo limite de cinco segundos como o Shinra Tensei. É possível atrair vários alvos de uma só vez, fazendo com que eles colidam uns com os outros. Tal como o seu homólogo, o Shinra Tensei, a habilidade de manipular força atrativa é concedida pelo Caminho Deva.


Jigokudou (Reino do Inferno)


Naraku Kohushi Baki Tensei
(Ordem da Fera Faminta Infernal)
Quem Usa: Jigokudou 
Rank: S 
Nota: Pein Circulo do Inferno tem o poder de ocultar Kohushi Baski. Tanto para suas vitimas quanto pessoas afora do jutsu. 
Primeira Aparição: Episódio 158 do Shippuden
Descrição: Pein Circulo do Inferno ao capturar suas vitimas invoca numa espécie de Genjutsu em que somente ele suas vitimas vem, o Kohushi Baski (Fera Faminta), ele tem o objetivo de julgar se a vitima diz a verdade ou mentira, caso mintam, mãos saem de sua boca e puxam as almas das pessoas que mintam, causando-lhe a morte. O jutsu só não funciona se a pessoa dizer realmente a verdade ou se Pein Circulo do Inferno for interrompido.


Naraku Kinshou Tensei
(Ressurreição Infernal)
Quem Usa: Jigokudou 
Rank: S 
Nota: Esse jutsu tem como função de trazer a vida aos corpos derrotados de Pein, mas é preciso que o corpo morto esteja em condições adequadas e não totalmente destruído, caso esteja retalhado demais como no caso de Pein Circulo dos Homens que só sobrou sua cabeça depois de receber o Senpou Fuuton - Rasenshuriken de Uzumaki Naruto, não haverá como ressuscitá-lo. 
Primeira Aparição: Episódio 158 do Shippuden
Descrição: Pein Circulo do Inferno tem o poder da ressurreição, ao invocar Kohushi Baski, a criatura agarra um dos corpos de Pein com suas mãos que saem de sua boca e engole o caminho destruído, parecendo que foi devorado. Poucos segundos depois o corpo de Pein volta totalmente intacto e recuperado.


Ningendou (Reino Humano)


Kyuukon no Jutsu
(Técnica de Absorção da Alma)
Quem Usa: Ningendou
Rank: S
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Distância: Curta
Descrição: Esta técnica, acessada através da habilidade Caminho Humano do Rinnegan, permite ao usuário aprender tudo o que o alvo sabe simplesmente colocando sua mão sobre o referido alvo. Uma vez feito isso, a alma do alvo é arrancada de seu corpo, matando-o. Como esta técnica deve terminar com a morte do alvo, não é adequada para uso em reféns que têm valor enquanto vivo.


Shuradou (Reino Demônio)


Shura no Kou
(Ataque Shura)
Quem Usa: Shuradou
Rank: S 
Distância: Média
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Descrição: Com as modificações do corpo do Caminho Asura, o usuário pode abrir partes do seu corpo para revelar um canhão que dispara uma explosão enorme de chakra com poder explosivo forte o suficiente para devastar uma área inteira. Quando Nagato usou este através de seu caminho, ele abriu a cabeça do corpo para revelar o canhão chakra, e quando ele fez isso em si mesmo depois de sua reencarnação, ele usou um canhão montado no braço.


Kuzushi no Hiya
(Projéteis Mecânicos)
Quem Usa: Shuradou
Rank: A 
Distância: Média
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Descrição: O ninja dispara de seus pulsos diversos mísseis teleguiados que causam grandes explosões quando fazem contato físico com algo.


Kaiwan no Hiya
(Braço de Bazuca)
Quem Usa: Shuradou
Rank: A 
Distância: Média
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Descrição: O usuário usa o seu corpo mecânico para disparar seu punho como um projétil para criar uma explosão de escala pequena, capaz de destruir grandes rochas. Após o ataque, a mão volta a ser encaixada no braço do usuário como se fosse atraída por um imã.


Shoudou no Hiya
(Impulso Mecânico)
Quem Usa: Shuradou
Rank: A 
Distância: Desvio
Primeira Aparição: Episódio 157 (Shippuuden)
Descrição: Técnica em que o Shinobi faz uso de seu corpo mecânico para criar propulsores em seus pés para voar ou desviar de ataques poderosos.


Chikushodou ( Reino Animal)


Kuchiyose • Pein no Rikudou
(Invocação • Seis Caminhos da Dor)
Quem Usa:
 Gedou e Chikushoudou
Rank: S
Primeira Aparição: Episódio 132 (Shippuuden)
Descrição: Pein Círculo das Bestas pode invocar até seis corpos, de aparência diferentes, mas com características semelhantes. Todos possuem diversos piercings negros e todos possuem o Rinnegan. Com esse tipo de invocação, Pein torna-se quase impossível de ser atacado, já que cada corpo pode enxergar a mesma cena de diferentes ângulos, e cada um dos corpos, podem enxergar tudo o que os outros veem. O único meio de vencer Pein é tornar cega a visão dos outros corpos e atacar um a um. Cada corpo pode utilizar somente um tipo de Jutsu, que são divididos em cada um pelo corpo principal (Gedou); são eles: de Invocação (Pein Círculo das Bestas), de Absorção de Chakra (Pein Círculo dos Fantasmas Famintos), Jutsus Médicos e o Jutsu de Reencarnação (Pein Círculo dos Demônios), Manipulação da Gravidade (Pein Círculo de Deus), Manipulação Mental (Pein Círculo dos Homens) e um dos corpos é uma espécie de máquina (Pein Círculo do Inferno).


Kuchiyose • Cani
(Invocação • Crustáceo)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: O usuário invoca um grande crustáceo que possui o campo de visão compartilhada. O crustáceo pode usar algumas técnicas Suiton, como o Suiton-Houmatsu Rappa.


Kuchiyose • Kamereon 
(Invocação • Camaleão)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: Parece um camaleão comum, porém, possui asas pequenas, uma cauda em forma de serpente, e uma língua totalmente extensível. Pode se tornar invisível quando desejar, permitindo que seu invocador adentre sua boca e veja o exterior com o campo de visão compartilhado com o camaleão. Também pode escalar superfícies sólidas, e usa sua cauda serpente como um membro extra para capturar sua presa.


Kuchiyose • Osuushi
(Invocação • Touro)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: Tem a aparência de um touro gigante misturado com um búfalo, e por isso, sua força bruta é imensa. Além disso, ainda possui o Rinnegan para compartilhar o seu campo de visão com aquele que o invocou.


Kuchiyose • Panda
(Invocação • Panda)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: Um panda capaz de endurecer seu corpo é invocado para proteger seu usuário como um escudo de pedra. Possui o Rinnegan para compartilhar a visão com o seu invocador.


Kuchiyose • Mukade
(Invocação • Centopeia)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: O usuário invoca uma grande centopeia laranja com diversas patas. Além de compartilhar sua visão com o invocador, pode atacar adversários no alto por conta de sua altura.


Kuchiyose • Sai
(Invocação • Rinoceronte)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: Um rinoceronte com pequenas asas em suas costas é invocado. É capaz de destruir um prédio inteiro com apenas uma investida, e compartilha a visão com o seu invocador por também possuir o Rinnegan.


Kuchiyose • Pterodactyl
(Invocação • Pterodáctilo)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: Técnica em que usuário invoca um pássaro gigante similar a um pterodáctilo. A ave possui um bico grande e afiado que pode facilmente perfurar suas presas. O pterodáctilo pode criar diversas bombas de ovo verde que explodem após alguns segundos. Compartilha a visão com o invocador por possuir o Rinnegan.


Kuchiyose • Cerberus
(Invocação • Cão de Três Cabeças)
Quem Usa: Chikushodou
Rank: S
Primeira Aparição : Episódio 131 (Shippuuden)
Descrição: Uma invocação em que o usuário convoca um cão gigante com várias cabeças, que quando são destruídas, só fazem crescer mais para substitui - las. O cão também pode se dividir em vários cães menores, que são proporcionais ao número de cabeças que o cão tem no momento da divisão. Possui o Rinnegan em seus olhos, portanto, tem o campo de visão compartilhado com o invocador.


Gakidou (Reino do Fantasma Faminto)


Fuujutsu Kyuuin
(Técnica de Absorção do Selo de Bloqueio)
Quem Usa:
 Gakidou
Rank: S
Primeira Aparição: Episódio 132 (Shippuuden)
Descrição: A técnica de selamento altamente avançada concedida pelo Caminho Preta, que é capaz de absorver qualquer chakra, independentemente de qualquer forma ou transformação da natureza, e dispersá-la dentro de um corpo giratório de chakra na direção oposta. Como resultado, esta técnica pode absorver qualquer técnica baseada em ninjutsu, independentemente do poder, sem prejuízo para o utilizador. Se o usuário chegar perto o suficiente para agarrar o adversário, a barreira pode absorver Chakra diretamente para fora do corpo de um indivíduo, efetivamente drenando-os. 


Técnicas de Todos os Caminhos


Kyoumen Shuuja no Jutsu
(Jutsu da Reflexão do Espelho)
Quem Usa: Caminhos da Dor
Rank: A 
Distancia: Curta
Primeira Aparição: Episódio 18 (Shippuuden)
Descrição: Esta técnica é iniciada automaticamente quando os selos "proibidos" são removidos. Uma cópia exata da pessoa que removeu o selo aparece com sua aparência, armas, habilidades de batalha, e assim por diante. Já que a cópia tem uma quantidade fixa de resistência e não se sente cansaço, tem uma vantagem em uma batalha longa. A fim de cancelar esta técnica e derrotar sua cópia, aquele que removeu o selo não tem escolha a não ser de alguma forma ultrapassar os limites anteriores que tinham no momento em que removeu o selo.


Chakura no Dou
(Visão do Chakra)
Quem Usa: Caminhos da Dor
Rank: D
Primeira Aparição: Naruto Shippuden 162 
Descrição: Usando o Rinnegan, o usuário é capaz de ver o Fluxo de Chakra do oponente. A visão do chakra permite que o usuário detecte barreiras seladas com chakra, bem como discernir uma transformação e uma pessoa real, usando a habilidade do olho de ver chakra.

Mod

Mensagens : 134
Data de inscrição : 29/03/2015

Ficha ninja
HP HP:
150/150  (150/150)
Chakra Chakra:
150/150  (150/150)
Rank:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum